Foto: Divulgação
Ainda em outubro, o prefeito de Santiago, Tiago Gorski Lacerda (PP), e uma comitiva de empresários fizeram uma viagem para a China com o objetivo de verificar a oportunidade de novas parcerias. E o primeiro resultado desse encontro foi divulgado pelo chefe do Executivo: a instalação de uma fábrica de rações, com investimento de 50 milhões de dólares, o equivalente a R$ 180 milhões.
Prefeito e empresários de Santiago viajam amanhã à China em busca de recursos
A empresa Yongli é uma das maiores da China na área de máquinas para produção de biomassa. Atua em mais de 65 países e, em Santiago, pretende instalar uma fábrica de ração, que seria a mais moderna do mundo nesse setor.
Ainda segundo informações da prefeitura de Santiago, os empresários chineses visitarão o município em dezembro deste ano para conhecer a área de instalação da futura unidade. Confirmando o espaço, o grupo pretende inaugurar a fábrica em 15 de agosto de 2019, Dia Nacional da Imigração Chinesa.
AS PARCERIAS
O diretor de Comunicação da Câmara de Desenvolvimento da Casa Brasil/China, Daniel Castro, apresentou um relatório da viagem, em que constam outras possíveis parcerias para a região. Segundo ele, também há interesse dos chineses na área de saúde, formação tecnológica, esportes, turismo, infraestrutura.
Comitiva de Santiago vai à China em busca de investimentos para a região
Uma das interessadas na região é a empresa Siet, do governo chinês, que congrega logística, aduana, porto, armazém e internacionalização para produtos estrangeiros. A região poderá ter esse canal direto na entrada de produtos com tarifas zero, como, por exemplo, o mel.
Na área de pesquisa, a comitiva manteve contato com a Tongji, uma das principais universidades chinesas, com especialidade em engenharia e arquitetura. Por meio dessa parceria, Santiago terá programa de pós nas áreas de arquitetura e engenharia, nas modalidades sanduíche (intercâmbio) ou EAD.